|
Tectos Estuque - Motivos e Temas dos Tectos Antigos de Estuque
Nos Tectos Antigos de Estuque trabalhados/relevados, o trabalho dos decoradores é saber colocar e identificar quais os Ornatos (molduras, florões, grinaldas de flores de gesso, etc) que deveriam ser colocados. Assim pela nossa experiência, em ver alguns trabalhos, identificamos 6 grupos distintos, os quais vamos identificar :
Sancas - Molduras - Frisos
As molduras são um elemento de decoração, o qual a Civilização Grega valorizou e sendo transmitido este gosto aos Romanos.O traçado das molduras nas civilizações grega e romana é caracterizado por terem uma geometria linear. Foi somente como a Arte Barroca, que as molduras passaram a ter um natureza ondulante, plasticidade, deixam de ter linearidade e passa a ser volumosas (bulbosas). As Sancas - Molduras são um dos elementos fundamentais na hierarquização de áreas de tectos. São as molduras que delimitam áreas nos tectos, e vão ser preenchidas com ornatos ou pinturas.As molduras mais finas, e mais pequenas são aquelas fazem a divisão.
Ornamentação Fitomórfica
São Ornatos de Inspiração vegetal , abstratos, parecendo mover-se. Suas folhas são finamente recortadas, parecendo curvar-se, parecendo por isso ter movimento. Este Ornatos são usados em temas Barrocos, Neóclassicos e temas Românticos.
Ornamentação Vegetal
Estes Ornatos sempre representaram folhas, flores, ramos, frutos. Conforme a corrente arquitectonica que representam estes podem ter a forma natural ou estilizada. As folhas de Oliveira, Louro, Videira, Palma, representam um significado muito própio, no contexto em que se inserem.
As folhas de Acanto sempre tiveram desde a Antiguidade Clássica dos Gregos até aos dias hoje uma mistica na Ornamentação. Tiveram as formas gordas na Arquitectura Barroca e estilizadas na Arquitectura Neoclássica.
As flores ocupam um lugar de destaque em todas as correntes de arquitectura, em que o estuque, foi utilizado. As flores podem ter a forma de grinaldas ou festões, podem ter a função de ligar ornatos entre si. As flores são um tema sempre explorado nos estuques (no barroco, no neóclassico e nos estuques de inspiação romântica e arte nova)
Ornamentação Animal
Os animais para serem representados necessitam de um conhecimento aprofundado da sua morfologia, o que existe do artista conhecimento de escultura e modelação. Os animais são na maioria, utilizados para representar temas religiosos.
Figuras Humanas
As figuras humanas exigem um conhecimento profundo de anatomia, de modo que tenham uma representação o mais real possivel. Como elementos humanos temos, os anjos gorduchos de inspiração Barroca, e que se se inserem bem qual fôr o tema do tecto a ser construído.
Geralmente os temas em que estes seres se inserem têm haver com mitologia e religião.
Ornamentos Diversos
Estes Ornatos são elementos que criam divisões e áreas nos Tectos ou Paredes. Temos assim:
Troféus
Elementos decorativos que representam armas de caça ou guerra
Cartelas
São a imagem de marca barroco. Os elementos concheados fazem lembrar Brasões.
Emblemas
Representam simbolos de ofícios, de artesãos.
Ir para o topo da página |
|
|
|
|
|