Conservação e Restauro de Estuque

A nossa Firma executa todos os trabalhos de Restauro/Reabilitação/Recuperação/Conservação de Estuques Decorativos e Gessos Decorativos (Ornatos de Gesso, florões, sancas, molduras gesso, frisos). Aceitamos empreitadas de restauro de edíficios e moradias.

Os principais sinais de deteriorização de superficíes de estuque:

    1 - Fissuras do Estuque (causadas por suportes mal executados, variações térmicas)
    2 - Queda Localizadas de áreas de Estuque. (Enchimento e Acabamento)
    3 - Empolamento do estuque (devido a pinturas incompativeis e vibrações)
    4 - Manchas no estuque e gessos (Fungos e Bolores, Incêncios, Equipamentos AVAC)
    5 - Existência de áreas expelindo sais (Humidade, Água)
    6 - Oríficios e Picaduras no Estuque ( Estuques inicial mal executados).

A Água , as Humidades, e as Camadas sucessivas de tintas imprópias para pintar as superfícies do estuques contam-se como os principais inimigos das superfíces estucadas.

Num estuque antigo , quer seja tecto ou parede ou um elemento escultórico, pode ser objecto de uma reconstrução ou consolidação, podendo assim a reabilitação/restauro assumir dois modos de abordagem :

            Restauro de Conservação

O Restauro de Conservação é realizado no sentido da consolidação do existente, sem qualquer nem reconstrução de elementos perdidos.

            Restauro de Restituição

O Restauro de Restituição baseia-se na ideia de que o equílibrio da composição depende do todo, não sendo a junção de independentes. Este príncipio promove a reconstrução da unidade estilística da obra, com base na reprodução, tendo com referência os elementos existentes.

Ir para o topo da página