|
O Estuque - Os Materiais
O Estuque Tradicional é uma mistura de Gesso, Cal Apagada, Água e Productos que alteram propiedades ao gesso (Retardadores de Presa do Gesso).
- O Gesso
Nas obras, os gessos que mais se utilizam são o Gesso de Esboço, Gesso de Estuque e Gesso Cerâmico. O gesso é um material resultante da cozedura (desidratação)do Gypse ou Selenita seguida da trituração até ao estado em pó.
No estado mineral, o gesso é um sulfato bihidratado de cálcio. Apresenta-se na natureza em massas rochosas compactas ou granulosas, como o alabrasto gypsoso, gypse sacaroide ou em cristais. O Gesso mineral é uma forma mineral que cristaliza na natureza com duas moleculas de água. Destas 2 moleculas, 1 molecula e meia de água está debilmente combinada e meia molecula água, está fortemente combinada.
A expulsão da àgua do bihidrato processa-se em duas fases : primeiro evapora-se a debilmente combinada, e depois a restante.
Quando por acção do calor (107 º C - 180 º C) se expulsa a primeira molecula debilmente combinada, se obtem o semihidrato , ou gesso de estuque. O gesso semihidratado é mais soluvel que o hidratado. O semihidratado inicia a Presa ao fim de 2 ou 3 minutos, e termina-a entre 15 a 20 minutos, elevando a temperatura em cerca de 20 º C.
Durante este fenómeno,
verifica-se uma certa contração imediatamente seguida de uma dilatação igual ou superior a 1% devida à pressão exercida pelos cristais na sua arrumação desordenada. É esta propriedade (a dilatação), que o gesso é muito mais utilizado na reprodução de modelos em moldes, uma vez que ao dilatar-se vai preencher os mais pequenos detalhes dos moldes.
- A Cal Apagada
A Cal para Estuques deve ser gorda, obtida da rocha branca isenta de pederneira, contendo 4 a 5 % de argila. Esta depois de hidratada se deve transformar numa pasta branca, consistente e untosa (Cal Apagada). Ao preparar-se a Cal, deve-se ter um latão com um volume de água equivalente a 4 vezes o volume das pedras a introduzir-se. A maior parte da água se perde por evaporação, ao ferver por vezes acima dos 200 ºC temperatura. A deve ser passada depois de hidratada, para retirar impurezas.
A Cal entra na composição das pastas e argamassas com a tripla função de coadjuvar na aglomeração, na aderência e ainda como retardador da presa do gesso.
Ir para o topo da página
|
|
|
|
|
|