História Estuque em Portugal - Domingos Meira- Estucador de Afife em Lisboa

Em Portugal, é de Viana do Castelo e mais particular de Afife, que nasceu a maioria dos estucadores. É deste local que são originárias as famílias mais conhecidas da arte de trabalhar o gesso e a cal, e um pouco por este Portugal, encheram os tectos e as paredes com os seus productos e a sua habilidade. Grande parte da aprendizagem destes estucadores se deve por ligação a familiares , havendo também algum trabalho autodidacta.
Mas um dos nomes mais sonantes no ínicio da arte do estuque em Portugal, e que exerceu actividade em Lisboa, foi Domingos António Meira, que nasceu no Lugar da Pedreira em Afife, em 1850.

Friso Estuque - Mestre Estucador Domingos Meira de Afife Fez o seus primeiros estudos em Viana do Castelo, e tinha como destino a carreira sacerdotal, por vontade do seu pai. No entanto aos 14 anos, veio para Lisboa, para a Casa Rodrigues Pita, natural de Carreço. Enquanto artista foi encarregado de uma parte da decoração, do Palácio do Conde Monte CristoJunqueira em Lisboa), que era nessa epóca, propriedade do Conde de Burnay, Meira pediu e obteve permissão de ajudar Rodrigues Pita.

Aos 14 anos desenhava e modelava, que por indicação de um arquitecto o fez increver na Academia de Belas Artes. Algum tempo depois, seu antigo mestre, faleceu , e este sucedeu-lhe no seu atelier.

As viagens que realizou ao estrangeiro, o seu espírito observador, permitiu que se envolve-se com as correntes de arquitectura e decoração da altura. Domingos Meira familiarizou-se com as técnicas e decoração realizadas em Alhambra de Granada (Espanha), visualização que o inspirou para futuras obras suas (Estilo Neoárabe).

O Princípe D. Fernando e Condessa de Edla, confiaram uma série de trabalhos , nomadamente o Palácio da Pena ( Sintra) e o Chalet da Condessa (Sintra).
É a Domingos António de Azevedo da Silva Meira, que é atribuído a decoração do grande salão, e também os quartos do Palácio da Pena (o quarto com o arranjo floral no tecto e o jogo de pinhas que se encontra na parede).

O Príncipe D. Fernando tinha estima por Domingos Meira, pelo seu trabalho realizado, o que lhe valeu a Comenda da Ordem de Cristo.
Domingos Meira valeu-se sempre dos estucadores de Afife para realizar suas obras. Na segunda metade de 1800 a arte decorativa de estucador, estava no seu apogeu, e os estucadores íam para os locais de trabalho, de sobrecasaca e chapéu alto ou de fraque, colete branco, calça de fantasia e chapéu de côco.

Uma das imagens de marca de Domingos Meira são os troncos entrelaçados - Estilo Neomanuelino -( em sua casa, no Palácio da Pena, e no Chalet da Condessa de Edla) que substituem as sanca, e os tectos cobertos por folhas (Plátano e seu frutos na sua casa de Afife e no Palácio de Estói as heras. Tecto com Motivos Árabes Executado Mestre Domingos Meira - Afife

A casa Domingues Meira, foi então uma das mais importantes casas de decoração de Lisboa, esta sempre com o apoio dos estucadores de Afife, que dominavam as técnicas de modelação, de conceber moldes e de esculpir o estuque.
Domingos António de Azevedo da Silva Meira, realizou conjuntamente seu sócio em Lisboa, Enes Laginha ( Casa dos Penedos de Carreço - Viana do Catstelo) uma série de obras historicamente importantes, entre as muitas, destacamos :

-Salão Nobre e Escadaria da Faculdade de Medicina ( Santana em Lisboa)
- Museu da Artilharia ( Lisboa) - Teatro Garcia Resende (Évora) - Palácio Sotto Mayor ( Figueira da Foz) - Camâra Municipal de Beja - Palácio Visconde Estói - etc -etc entre muitas !

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